quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Da Lusitânia a Portugal

Chega amanhã às livrarias a História de Portugal de Diogo Freitas do Amaral, perspectiva pessoal sobre a constituição da nossa nacionalidade e das etapas da construção do país.

Dividido em 10 partes, representativas das 10 fases da nossa evolução política, esta história acompanha o desenvolvimento de Portugal: de condado, a Nação, a país integrante da União Europeia, da OTAN e da ONU.

Escrito num tom acessível e directo, filtrado pelo olhar singular e experiência incomparável de Diogo Freitas do Amaral, «Da Lusitânia a Portugal: Dois mil anos de história» é um livro essencial para quem quer conhecer o passado de Portugal e entender os porquês políticos e estratégicos das decisões que mudaram o nosso país.

Da Lusitânia a Portugal, de Diogo Freitas do Amaral
Bertrand Editora - 22,20€

Este livro tem na capa a Torre de Belém: porque a época mais brilhante da nossa história foi a dos Descobrimentos, e todos eles partiram dali. «A História de Portugal é, manifestamente, a de um país da Europa Ocidental: daí recebemos as principais influências, boas e más. Com frequência seguimos o que vinha de além Pirenéus, mas às vezes fomos pioneiros e podemos hoje legitimamente orgulhar-nos disso. Para além dos Descobrimentos – em que fomos pioneiros e os que mais se espalharam pelo mundo inteiro –, adiantámo-nos frequentemente à Europa mais avançada: estabelecemos a participação do Povo nas cortes antes da Inglaterra eda França; concluímos a primeira aliança político -militar da história com a Inglaterra; derrotámos os castelhanos no cerco de Lisboa e na Batalha de Aljubarrota; inventámos o “astrolábio” e a “caravela”; iniciámos a 1ª Globalização; estabelecemos os primeiros acordos políticos com o rei do Congo, com o marajá da Índia e com chefes japoneses, malaios e chineses; um português comandou a primeira viagem de circum-navegação; achámos e alargámos o Brasil; sofremos o maior terramoto europeu e reconstruímos com grande beleza a cidade de Lisboa; fomos o primeiro país da Europa a derrotar Napoleão e a inaugurar o telégrafo eléctrico; fomos a primeira nação do mundo a abolir para sempre a pena de morte; fomos também os primeiros a efectuar, por via aérea, as travessias Lisboa - Rio de Janeiro e Lisboa - Macau.»

Diogo Freitas do Amaral é uma figura nacional conhecida como professor de Direito, político e escritor. Nascido na Póvoa de Varzim, de família vimaranense, em 21 de Julho de 1941, doutorou-se em 1967 e ascendeu a catedrático em 1984. Como fundador e primeiro presidente do CDS, foi um dos líderes dos quatro principais partidos políticos da Democracia portuguesa, em 1974 e nos anos seguintes. Foi conselheiro de Estado, Vice Primeiro-Ministro, Primeiro-Ministro interino, Ministro dos Negócios Estrangeiros ( por duas vezes) e Ministro da Defesa
Nacional. No plano internacional, foi presidente da UEDC – União Europeia das Democracias Cristãs (1981-83) e presidente da Assembleia Geral da ONU (1995-96). De regresso a Portugal, foi co-fundador e primeiro director da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

Além de numerosos livros e manuais de Direito, o autor publicou na Bertrand dois volumes de Memórias Políticas (1995 e 2008), um manual de introdução à Política (2014) e duas biografias históricas – D. Afonso Henriques (2001) e D. Afonso III (2015). Noutra editora, publicou uma História do Pensamento Político Ocidental (2011). Está em preparação o volume III das suas Memórias Políticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário