segunda-feira, 26 de junho de 2017

O Inspector da PIDE que Morreu Duas Vezes

As proezas e os ‘furos’, as manchetes bombásticas e os erros calamitosos nas primeiras páginas de jornais que atravessam todo o século XX. 

«Resumindo o projecto numa só frase, o Inspector da PIDE Que Morreu Duas Vezes é um livro que procura documentar, em episódios singulares, as pressões de todas as épocas, interpretando-as à luz de cada contexto e sugerindo ao leitor contemporâneo a complexidade desta função social exercida pelos jornalistas – atreita ao erro, volátil, muitas vezes sobranceira, mas ainda fundamental para a interpretação do quotidiano e para a atribuição de sentido aos eventos que se desenrolam à nossa volta.»
Introdução

O Inspector da PIDE que Morreu Duas Vezes, de Gonçalo Pereira Rosa
Planeta - 16,95€

  • Sabias que o Diário de Notícias minimizou a notícia da morte do escritor Marcel Proust sob pretexto que ninguém o conhecia?
  • E que o Diário Popular descobriu um contrabandista que trabalhara para Al Capone durante os anos da Lei Seca?
  • Ou que uma jornalista intrépida se lançou de pára-quedas no inferno da guerra da Coreia para que ninguém pudesse dizer que lhe escapara um «furo»? 

Este livro recupera a memória de 26 episódios do século xx, contando, com recurso às palavras dos próprios ou dos seus contemporâneos, casos memoráveis… não fosse a memória pregar a partida de tudo esquecer. Como os protagonistas da obra, também o autor, também jornalista,
se especializou a contar as estórias dos outros, historiando o quotidiano distante e fazendo figas para que estes estudos de caso possam lançar luz sobre um século decisivo da nossa cultura e constituam, em simultâneo, uma leitura fácil e agradável.

Sobre o Autor Gonçalo Pereira Rosa:
Jornalista desde 1994, Gonçalo Pereira Rosa é o director da edição portuguesa da National Geographic. Docente e investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa, escreve sobre a história do jornalismo português.
É autor de três livros, um guião de banda desenhada e do blogue Ecosfera. Tem em curso uma investigação sobre a história do Diário Popular. 

Sem comentários:

Enviar um comentário