terça-feira, 11 de abril de 2017

Isabel Zendal – A paixão de Salvar o Mundo

Do mesmo autor de O Sari Vermelho e D. Pedro, o Rei-Imperador, chegam agora a história, baseada em factos reais, da enfermeira galega, protagonista da maior proeza humanitária que mudou o rumo da História. 

Na descoberta da identidade de Isabel Zendal, Javier Moro reconstrói uma prodigiosa epopeia pela mão de uma personagem feminina inesquecível. 

Isabel Zendal – A paixão de Salvar o Mundo, de Javier Moro
Planeta - 19,95€

Uma história inédita e original sobre Isabel Zendal, uma mulher galega de origens bastante humildes, lutadora e ambiciosa, considerada a primeira enfermeira da História em missão internacional. A sua participação foi fulcral para a vacinação da varíola, e isso valeu-lhe
o cognome de Senhora Vacina.

O livro também nos conta a história de amor de uma mulher dividida entre dois homens.
Os heróis deste romance, divididos entre a paixão de salvar o mundo e a necessidade de se salvarem, são como luzes no horizonte obscuro do fim de uma época.

A 30 de Novembro de 1803, uma corveta zarpa do porto da Corunha entre saudações e aplausos. Nela viajam 22 crianças órfãs cuja missão consiste em levar a recém-descoberta vacina da varíola aos territórios ultramarinos.
Acompanha-os Isabel Zendal, encarregue de tomar conta deles. Os heróis desta insensata expedição, chefiada pelo médico Francisco Xavier Balmis e o seu ajudante Josep Salvany, sobreviveram a temporais e naufrágios, enfrentaram a oposição do clero, a corrupção dos oficiais e a cobiça dos que buscam lucrar à custa dos desamparados. 

Se no fim esta aventura se transformou na maior proeza humanitária da História, deveu-se unicamente à coragem daquelas crianças que se viram condenadas a salvar as vidas de tantas pessoas, mas também à audácia dos chefes, homens sem medo que competirão pelo amor da única mulher a bordo. 

Javier Moro nasceu em Madrid, em Fevereiro de 1955 e desde muito jovem que colabora em meios de informação nacionais e estrangeiros. Estudou História e Antropologia e trabalhou como investigador em diversos livros de Dominique Lapierre (de quem é sobrinho) e Larry Collins. Co-produtor e guionista dos filmes Valentina e Crónica del Alba, ambos baseados na obra de Ramón J. Sender, esteve seis anos nos Estados Unidos a desenvolver projectos de cinema e televisão, onde colaborou com realizadores como Ridley Scott.
É autor de «Senderos de Libertad», «El Pie de Jaipur», «Las Montañas de Buda», «Era Medianoche en Bhopal», em colaboração com Dominique Lapierre, e «O Sari Vermelho».
O seu romance «Uma Paixão Indiana», história de Anita Delgado - a bailarina espanhola que casou com o marajá de Kapurthala - foi um dos grandes êxitos de crítica e de vendas dos últimos anos em Espanha e, em diversos países europeus, traduzido para 17 línguas.
Em 2011 ganhou o Prémio Planeta com o romance «D. Pedro, o Rei Imperador».

Sem comentários:

Enviar um comentário