segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Educar na Curiosidade

Um livro imprescindível para recuperar a essência da infância e repensar aquilo que a natureza da criança reclama: o respeito pelos seus ritmos, a sua inocência e o seu sentido de mistério.

  • Como motivar as crianças, que apresentam um interesse e tempos de concentração cada vez menores?
  • Por que temos cada vez mais crianças impacientes e agitadas?

Catherine L’Ecuyer, investigadora sobre educação, explica neste livro que o exagero dos estímulos externos, sobretudo visuais, mesmo nos métodos de ensino, nas escolas, está a ‘matar’ o instinto de curiosidade dos miúdos, aquilo que os leva a descobrir o mundo.
A criança acomoda-se e deixa de ter a capacidade de se encantar e espantar.
Em alguns casos, a sua dependência da superestimulação fará com que procure sensações cada vez mais fortes, com as quais também se acostumará, o que a levará a uma situação de apatia permanente e de falta de desejo.

Planeta - 14,41€

O ambiente cada vez mais frenético e exigente em que está a afastar as crianças do essencial.
Em nome de um sucesso futuro achamos necessário sobrecarregá-las com um sem fim de actividades que estão a privá-las do lazer, da brincadeira livre, da natureza, do silêncio.
Em nome da tranquilidade deixamo-las entregues a imagens, sons e tecnologia avassaladores que anulam sentidos, perguntas e um sentimento fundamental: a curiosidade, que as conduz à maravilhosa aprendizagem de tudo o que há para descobrir pela primeira vez. 

«As crianças pequenas possuem um instinto de curiosidade realmente admirável e surpreendente diante das coisas pequenas [...] O barulho que faz o papel da embalagem de uma prenda, a espuma do banho que fica colada aos seus dedinhos [...] Esse instinto de curiosidade é o que a leva a descobrir o mundo. É a motivação interior da criança [...] Quando expomos uma criança pequena a estímulos externos, de tal maneira que estes superam a sua
curiosidade, anulamos a sua capacidade de motivar-se por si mesma.»


Catherine L’Ecuyer é canadiana radicada em Barcelona e mãe de quatro filhos. Tem um MBA da IESE Business School e um Mestrado Europeu em Investigação.
É consultora, investiga, escreve e dá conferências sobre temas educativos. Actualmente colabora com o grupo de investigação Mente Cérebro da Universidade de Navarra.
Em 2014 a revista Frontiers in Human Neuroscience publicou o artigo «The Wonder Approach to Learning», que reconhece o tema deste livro (editado em 15 países) como uma nova hipótese/teoria da aprendizagem. É também autora do livro, Educar en la Realidad, sobre o uso da tecnologia na infância e na adolescência.
O seu blogue tem perto de um milhão de visitas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário