sábado, 26 de novembro de 2016

O que pedir ao Pai Natal? #27


À Margem - A Minha Vida na Intriga Internacional, de Frederick Forsyth
Frederick Forsyth viu tudo. E viveu para contar. Aos dezoito anos, Forsyth foi o piloto mais jovem a entrar na Royal Air Force. Aos vinte e cinco, foi destacado para em Berlim Oriental como jornalista durante a Guerra Fria. Antes dos trinta, estava em África, a fazer a controversa cobertura da guerra civil mais sangrenta de que há memória. Passados três anos, sem dinheiro e sem trabalho, escreveu o seu primeiro romance, aquele que haveria de mudar tudo: Chacal. Nunca olhou para trás. Forsyth viveu em primeira mão alguns dos momentos mais emocionantes do século passado e viajou pelo mundo uma e outra vez ao serviço de Sua Majestade. Foi baleado, foi preso, foi até seduzido por uma agente secreta. Esta é a sua história.

O Euro - Como Uma Moeda Única Ameaça o Futuro da Europa, de Joseph E. Stiglitz
Como uma moeda comum ameaça o futuro da Europa Pensava-se que o euro iria aproximar a Europa e promover a prosperidade, mas, na verdade, tem-se verificado exactamente o contrário. A crise de 2008 revelou as principais debilidades do euro. A estagnação da Europa e as suas perspectivas sombrias são o resultado directo das principais falhas inerentes ao projecto europeu - a integração económica sobrepõe-se à integração política com uma estrutura que promove mais a divergência do que a convergência. A questão que se coloca então é: o euro pode ser salvo? 
Nesta obra, Joseph Stiglitz vem mostrar como o mandato do Banco Central Europeu está erradamente obstinado pelo controlo da inflação e apresentar três alternativas futuras: uma reforma profunda na estrutura da Zona Euro e nas políticas impostas aos países-membros mais atingidos; uma gestão cuidada para acabar com a Zona Euro; ou um novo sistema corajoso, apelidado "euro flexível". Uma leitura urgente e essencial.

Cuidado com o Que Desejas - As Crónicas de Clifton - Volume Quatro, de Jeffrey Archer
Harry Clifton e a sua mulher, Emma, correm para o hospital para saber o destino do filho Sebastian, envolvido num acidente fatal. Mas quem morreu? Sebastian ou o seu melhor amigo Bruno? Quando Ross Buchanan é obrigado a deixar a presidência da Barrington Shipping Company, Emma Clifton quer tomar o seu lugar. Mas Don Pedro Martinez tem a intenção de lá colocar o major Alex Fisher, um homem que ele manipula e controla, para destruir a empresa da família justamente quando se planeia construir um novo navio de luxo. Em Londres, a filha adoptiva de Harry e Emma ganha uma bolsa de estudo para a conceituada Slade School, onde se irá apaixonar por um colega, Clive Bingham, que a pede em casamento. 
As duas famílias estão encantadas, até ao momento em que a futura sogra de Jessica recebe a visita de uma velha amiga, Lady Virginia Fenwick, ansiosa por destilar o seu veneno. E depois, inesperadamente, Cedric Hardcastle, de quem nunca se ouviu falar, passa a ocupar um lugar na direcção de Barrington’s. A situação gera um tumulto que ninguém tinha previsto e mudará para sempre a vida de todos os membros das famílias Clifton e Barrington. A primeira decisão de Hardcastle será escolher se vai apoiar Emma Clifton ou o major Alex Fisher para a presidência. E com essa decisão, tudo mudará.

Sem comentários:

Enviar um comentário