domingo, 23 de outubro de 2016

Uma Casa mais saudável, Uma família mais feliz

Esfera dos Livros - 14,90€

A nossa casa é o nosso refúgio, o lugar onde nos sentimos bem e em segurança e onde acreditamos que estamos protegidos das ameaças do exterior. No entanto, raramente temos consciência de que, entre as nossas quatro paredes, existem vários perigos capazes de colocarem em risco a saúde da nossa família. Uma Casa Mais Saudável, Uma Família Mais Feliz alerta-nos para os diversos fatores de risco ambiental a que estamos sujeitos, diariamente, nas nossas casas e também nos locais de trabalho. Este livro apresenta respostas, conselhos e soluções práticas para os problemas suscitados por aparelhos e instalações elétricas, radiações, produtos químicos, materiais de construção ou até mesmo elementos de decoração existentes dentro de casa. 

- À noite, caso queira manter o telemóvel perto de si para o utilizar como despertador, deve activar o modo de avião, para evitar as radiações emitidas pelo aparelho.

- Não use o intercomunicador no quarto do seu bebé, pois este funciona com radiofrequências que emitem uma radiação tão intensa que pode interferir nos processos de desenvolvimento neuronal.

- A luz natural é essencial para o nosso bem-estar em casa. Tire partido dela o melhor que puder e adquira lâmpadas que se assemelhem à luz solar, ou seja, com um IRC superior a 90-95%.

- Idealmente, não utilize o micro-ondas. Mas, se o fizer, mantenha‑se afastado o mais possível, assegurando que as crianças permanecem noutro espaço enquanto este está em funcionamento.

- Caso viva perto de antenas ou radares com valores elevados de emissão, efectue uma correta blindagem dos espaços através de pinturas, cortinas, mosquiteiras metálicas, telas, vidros, etc.

- Existe a ideia de que as plantas naturais nos «roubam» o oxigénio dentro das nossas casas. Nada mais errado. As plantas naturais purificam o ar ao absorverem substâncias químicas muito comuns em nossas casas. Coloque uma planta de tamanho médio em cada 10m2, em especial nos locais onde passa mais tempo: quarto, sala e cozinha.

Marcelina Guimarães e Miguel Fernandes, especialistas em bio-habitabilidade e geobiologia, recorrendo a estudos científicos para fundamentar os seus conhecimentos, apresentam-nos um livro inovador e essencial para tornar a sua habitação num local mais saudável e feliz para si e para a sua família.

Acerca das Autoras:
Marcelina Guimarães nasceu em Vila do Conde no ano de 1982. Cedo exibiu vocação para as artes e fez da arquitectura um sonho de infância. Licenciou-se em Arquitectura pela Universidade do Minho mas, com o ingresso no mercado de trabalho, a desilusão instalou-se. Mais do que a precariedade comum a tantos jovens profissionais, a sua filosofia de vida e sensibilidade para com o Planeta Terra, não se enquadravam com os métodos de trabalho praticados. Ao longo do seu percurso profissional enquanto arquitecta assistente, desenvolveu projectos de arquitectura e urbanismo. Após vários cursos, viagens, vivências pessoais e profissionais, a arquitecta aprende a ver o mundo, as pessoas, a arquitectura e o urbanismo de forma mais consciente e humana. Membro efectivo da “Ordem dos Arquitectos”, actualmente é especialista em bio-habitabilidade, biogeometria e percursora da “Arquitectura Integrativa, a Arquitectura Saudável”; conceitos que alicerçam a empresa “Habitat Saudável”, da qual é sócia fundadora.

Miguel Fernandes nasceu em 1979 na pequena cidade nortenha de Santo Tirso. Licenciou-se em Geografia na Universidade do Porto e ao especializar-se em Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho, ganha sensibilidade ao tema dos efeitos nefastos das radiações sobre a saúde humana. Paralelamente ao seu percurso profissional, enquanto formador e consultor aprofundou conhecimentos nas áreas de Geobiologia e Bio-habitabilidade, onde obtém uma maior percepção, sensibilidade e entendimento do Planeta Terra, no qual o Homem é parte integrante. Neste sentido, o estudo da “geo-grafia” (descrição da terra), passa a tornar-se insuficiente para a sua vida profissional e evolui para a “geo-bio-logia”(estudo das influências da terra sobre a vida). Membro da “Associação de Estudos Geobiológicos” (GEA), em Espanha, actualmente é geobiólogo e especialista em bio-habitabilidade, para além de ser sócio fundador da empresa“Habitat Saudável”.

Sem comentários:

Enviar um comentário