domingo, 23 de outubro de 2016

Descubra as suas origens

Esfera dos Livros - 17,90€

Procurar as nossas origens e descobrir quem foram ao certo os nossos antepassados é uma epopeia fascinante. Porém, quantas vezes recuar no tempo parece ser impossível, porque a informação se perdeu ou tornou-se incerta na memória dos nossos mais velhos? Quantas vezes desistimos, por não sabermos quais os pontos de partida, por esbarrarmos em documentos que nos parecem indecifráveis? Não se trata de uma tarefa impossível: a nossa história familiar está simplesmente escondida. Frequentemente, as respostas surgem nos lugares mais inesperados e em arquivos que nunca nos lembraríamos de consultar. É por tudo isto que, conduzindo-nos pelas veredas quase labirínticas da Genealogia, Descubra As Suas Origens vem responder às questões fundamentais de quem quer embarcar nesta aventura surpreendente: onde e como pesquisar o rasto dos antepassados? Como interpretar os dados recolhidos? Como organizá-los numa árvore genealógica, reconstituindo a saga da nossa família ao longo de várias gerações? Os autores, Francisco Queiroz e Cristina Moscatel, historiadores especialistas em Genealogia e Ciências Documentais, revelam também inúmeras dicas, facilitando a conclusão bem-sucedida desta missão, tão importante para compreendermos melhor aquilo que efectivamente somos.

Sobre os Autores:
Francisco Queiroz é Licenciado, Mestre e Doutor em História da Arte pela Universidade do Porto. Coordenador adjunto do Grupo de Investigação "Património, Cultura e Turismo" do CEPESE - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade. Membro da Associação Portuguesa de Genealogia, é autor de vários livros, alguns dos quais sobre História da Família.

Cristina Moscatel é licenciada em História, Mestre em História Insular e Atlântica (séculos XV a XX) e doutoranda em História Insular e Atlântica pela Universidade dos Açores. Pós-graduada em Ciências Documentais / Arquivo, pela mesma Universidade. É assistente de investigação do Centro de História de Aquém e de Além Mar (CHAM) e Chefe de Divisão de Arquivo da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

Sem comentários:

Enviar um comentário